Uma prática não-formal
Com o intuito de conhecer novos espaços contextualizadores de meio ambiente, bem como metodologias didáticas para ações socioambientais, nos dias 20 e 21 de abril de 2017, a turma da disciplina de Educação Ambiental da USP-RP realizou uma excursão didática para o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, situado na divisa entre Santos e São Vicente (SP).
É uma das mais notáveis evidências físicas que remonta o passado do território brasileiro quando foi colonizado pelos portugueses. Foi construída em 1534 e doada à USP em 1958. Atualmente, desenvolve programas educacionais interdisciplinares que tem como objetivo a aproximação com a comunidade, sensibilizando os visitantes e criando o sentimento de pertencimento ao meio, através das relações das ruínas e arredores nos contextos histórico, geográfico, arquitetônico, cultural e ambiental.
As atividades realizadas no local envolvem projetos educativos voltados a públicos distintos associando várias áreas do conhecimento. Tais projetos envolvem raciocínio, diálogos e integração de ideias.
A visita ao monumento trouxe novas ideias e experiencias, contribuindo para as interpretações individuais sobre o meio ao qual pertencemos. Esse espaço estabelece diferentes propostas que permitem reflexões e discussões, considerando os diferentes contextos de vivência e convivência de aprendizagens. Essas ações promovem a instauração e a multiplicidade de ideias relacionadas à educação ambiental.
Para saber mais, acesse: http://www.engenho.prceu.usp.br/
Turma de Educação Ambiental 2017 | |
---|---|